ALENTUBO – Descarbonização, transição climática na fabricação de tubos de betão
-
11 February 2025
Designação do Projeto: ALENTUBO – Descarbonização, transição climática na fabricação de tubos de betão
Plano de Recuperação e Resiliência | Apoio à Descarbonização da Indústria – Modalidade A
Designação do Projeto: ALENTUBO – Descarbonização, transição climática na fabricação de tubos de betão
Objetivo Principal: Redução anual de emissões GEE de 76%, contribuindo fortemente para a meta nacional de redução de emissões em 30% da indústria de 2030.
Entidade Beneficiária: ALENTUBO – FABRICAÇÃO DE TUBOS, S.A.
Data de Aprovação: 2023-04-02
Data de Início: 2023-03-01
Data de Conclusão: 2024-05-01
Custo Total Elegível: 285.000,00€
Apoio Financeiro da União Europeia: 200.000,00€
Resumo do Projeto:
A ALENTUBO concentra-se na fabricação de produtos de betão para a construção, principalmente tubos e respetivas armaduras, destinados a circuitos e sistemas elevatórios e hidráulicos. Através do atual projeto pretende apostar na diminuição das emissões de GEE da sua unidade produtiva de Beja contribuindo assim para um menor impacto ambiental da atividade.
O projeto enquadra as três tipologias previstas no Aviso de Concurso – processos e tecnologias de baixo carbono, medidas de eficiência energética e incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia – envolvendo investimentos que promovem uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, concretizando as medidas do PNEC 2030 e contribuindo para acelerar a transição para a neutralidade carbónica.
Segundo os investimentos propostos, a ALENTUBO pretende obter uma redução anual de emissões GEE de 64,9%, contribuindo consideravelmente para a meta nacional de redução de emissões em 30%.
O Plano de Recuperação e Resiliência pode ser consultado através do website https://recuperarportugal.gov.pt/plano-de-recuperacao-e-resiliencia/